Carolina, com o objetivo de responder rapidamente o desafio, fez um auto-retrato na mesma posição da figura do desenho original, usando a câmera do computador para capturar esta imagem. Ela usou exclusivamente o Photoshop e procurou manter o mesmo repertório de cores, contrastes e camadas que usa em suas pinturas. Flickr da artista neste link: http://www.flickr.com/photos/carolpaz/. Blog: http://www.idilica.com.br
Daniel imprimiu o desenho original, e utilizando-se de colagens (que é uma linguagem recorrente em seus trabalhos), criou o "ambiente-muro" ao fundo; na figura, optou por colar pequenos "papelotes" recolhidos de orelhões e postes pela cidade. Para finalização da proposta, escaneou o trabalho.
Fernanda também optou pela impressão do desenho original, e trabalhou sobre ele com carvão e grafite 6B, criando angulações que remetem à cidade, ao urbano - leu a figura como um "pixador". Escaneou o resultado para o envio.
Lentini trabalhou diretamente no computador, segundo ele bastante livre de expectativas com o resultado; ilustrador profissional que é, sempre tem muitos "objetivos específicos" a serem atingidos, clientes a serem satisfeitos. E neste trabalho, sentiu-se mais livre para dar vazão ao "acaso criativo".
Lia trabalhou a imagem no Photoshop. Usou uma renda escaneada e empregou recursos do software. Procurou o "feminino" da imagem primeira.
Monica imprimiu o desenho original, e trabalhou com nanquim, recortes e colagens para chegar a este resultado. O diferencial foi ter "fugido" ao formato original, expandindo o espaço e reformulando a relação figura/fundo.
Intervenção de Paulo Santoro
Paulo Santoro criou um vídeo com som, numa narrativa remetendo também à pixação / contravenção / repressão. Trabalhou digitalmente, e mateve durante todo o processo o traçado do desenho original, acrescentando elementos, e desarticulando os traços.
ESTE É UM PROJETO A SER CONTINUADO.
Agora, com os trabalhos publicados, abre-se um leque de possibilidades:
- pode-se interferir novamente no desenho original,
- pode-se interferir sobre outra interferência,
- artistas ou interessados, mesmo não participantes do Núcleo de Arte Contemporânea podem enviar também seus trabalhos, sempre com base em um dos já publicados.
Observações importantes:
1. Todas as imagens aqui publicadas são passíveis de serem salvas para serem trabalhadas.
2. Por não ser possível que imagens sejam inseridas neste blog diretamente por outros, façam suas interferências e encaminhem para o seguinte e-mail: contato@garecultural.com.br, com nome completo e citando o trabalho sobre o qual fez sua intervenção.
3. As imagens enviadas serão publicadas neste blog, e passarão a ser passíveis de novas interferências.
2 comentários:
Dona Mila, mais uma vez, parabéns!
Parabéns por incentivar estes artistas magníficos!
Fiquei com os olhos marejados aqui!
O Grafitte voltou a ser discutido nos círculos da arte. Kassab, osgêmeos, o pessoal que invadiu galerias e a bienal. Está na hora de voltar a pensar sobre o Grafitte. Será que surgirão novos Basquiats?
A interferência é hoje a veia principal da arte. Até onde vai a interferência e a arte?
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