terça-feira, 23 de novembro de 2010

Corpo de Pintura

 Dentro da proposta do Núcleo para com seus integrantes, está disponibilizar a galeria da GARE Cultural, dona e administradora da franquia ABRA-unidade Vila Mariana para o exercício de projetos.


Neste final de semestre, dois integrantes - André Terayama e Daniel de Souza - apresentaram propostas para a ocupação deste espaço, e tiveram a oportunidade de exercitar a montagem completa desta mostra, da sua concepção à localização de cada obra.

Com o título "CORPO DE PINTURA", Daniel de Souza apresenta pinturas (óleo sobre tela) e André Terayama objetos em cera e pigmento.



Abaixo: André Terayama (à esq.) e Daniel de Souza (à  dir.)





Acompanhados pela coordenação do Núcleo, discutiram localização, alinhamentos, incluindo também a calibragem da iluminação de acordo com as obras.




Abaixo detalhes do trabalho proposto por André Terayama, e um breve depoimento sobre todo este processo.





"A mostra é uma obra em processo, nela encontram-se possibilidades de permuta e cambiáveis diálogos com o espaço. Ocupar o chão gera uma reflexão sobre todas as partes que compõem a sala, estabelece um diálogo com as paredes, o teto, a passagem. Eleger a cera de abelha como material que constituem os trabalhos é dialogar com a história da pintura.O cheiro do material toma o espaço, afirma a importância da presença do espectador. O experimento abriu novos caminhos para minha poética." André Terayama












A seguir alguns detalhes da obra de Daniel de Souza, também acompanhados por seu depoimento.







"Adorei produzir as pinturas especialmente para a mostra, é outro viés do processo criativo. Foi interessante juntar a narrativa, presente no meu trabalho, ao “lugar” no qual foi instaurado. Como o André quis dialogar com o chão da galeria, pensei em dialogar com o azulejo e o ladrilho (que fazem parte da estrutura original da casa escola/galeria que já foi uma residência) nos quais os tamanhos foram inspirados."  (Daniel de Souza)







Parabenizamos André e Daniel, por terem se 'aventurado' neste desafio, com certeza um rico exercício, tanto em termos de montagem como na condução e amadurecimento de seus próprios projetos.

Esta mostra estará aberta para visitação até dia 22 de dezembro de 2010.

Saiba mais sobre oNúcleo clicando aqui
T. (11) 3564-2696   3564-2695

De 18 de novembro a 22 de dezembro de 2010
Horário: de 2a. a 5a. feira - das 9h às 21h
Às 6as. feiras - das 9h às 19h
Aos sábados - das 9h às 14h

Fotos: Elias Muradi e Mila Thiele

Nenhum comentário: